Antes de comentar, lembro o que Kotler (Administração
de Marketing, 1998) diz sobre pesquisa de mercado: a pesquisa de mercado age em um
mercado específico e é apenas uma componente da pesquisa de marketing ou seja,
a pesquisa de mercado dá uma visão mais regional, como por exemplo, o consumo
de determinado produto em uma cidade qualquer, mas mesmo que seja regional
segundo Kotler, uma pesquisa de mercado exige planejamento,
coleta, análise e apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes
sobre uma situação específica para aqueles que queiram saber o que acontece ao
seu redor, para abrir um negócio ou na introdução de um novo produto/serviço.
extraído de: 40graus.com (por Oscar Schild)
Por
que Pesquisar o Mercado?
Perguntas como esta, fazem parte do dia-a-dia dos
profissionais de marketing. Como tornar eficiente a pesquisa e o porquê de
ouvir esse “grito” de precisão do consumidor.
Os comportamentos e os desejos dos consumidores
mostram os “obstáculos” e oportunidades que a empresas necessitam superar.
Pensar em um produto ou serviço de impacto positivo para o consumidor, investir
em um material que não há no mercado e transformar os que já temos em produtos
sustentáveis, seja na sua embalagem ou em aplicações de certa quantia fatura em
reflorestamentos. Entender os clientes, tornar seu produto ou serviço desejável
pelo consumidor é uma tarefa quase inútil quando não entende e não satisfaz sua
demanda.
A principal razão para uma organização adotar a pesquisa
de mercado é a descoberta de uma oportunidade de mercado. A pesquisa de
mercado tem caráter decisivo na escolha e nos planos de marketing. São elas que
definem os objetivos da empresa, perante as lacunas do cenário atual no mundo
empresarial, são elas que nos mostra os horizontes certos a percorrer. Pesquisar
é fazer parceria certa com o consumidor, é mostrar a estes que a empresa está
voltada a superar expectativas.
Pesquisar é analisar o mercado com os olhos dos
clientes mais exigentes, é encontrar a maneira de conquistar o público,
compreender os anseios, desenvolver a criatividade imposta pelos desafios dos
possíveis obstáculos e dos concorrentes. È divulgar e comunicar da forma que
sua mensagem chegue mais rápido ao cliente e da maneira certa. Mostrar que a
empresa é flexível, atende e acompanha as tendências é um dos pontos mais
fortes.
Pesquise, explore as chances de crescimento
profissional e empresarial. Surpreenda, inove e satisfaça.