0

SEGMENTAÇÃO DE MERCADO

Posted by Acervo MKT on 08:02

Umas das tarefas do profissional de marketing é  alcançar os objetivos de vendas da organização.envolvendo o mix de marketing (4P do marketing: preço, praça, produto promoção) para entender e conhecer os hábitos de nossos cliente

E a segmentação de mercado entra justamente para entendermos e identificarmos esses hábitos e direciona para determinado grupo de clientes e assim definir a estratégia da empresa.

Através dos conceitos de segmentação de mercado satisfazer as necessidades do cliente é mais fácil, pois o produto é adaptado e a necessidades especificas Já para a produção em massa que atingi milhões de consumidores o trabalho é mais difícil. Por essa razão a segmentação de mercado pode ajudar as organizações a desenvolver e comercializar produtos que se aproximem a satisfação do mercado-alvo.

Segmentação de mercado é a divisão do todo 
em pequenos grupos de mercado

Segmentar é dar enfoque, identificar e servir ao mercado escolhido. ainda dividimos  a segmentação de mercado em: 
Segmentação Geográfica (países, estados, cidades, bairros, ruas); 
Segmentação Demográfica (idade, sexo, tamanho da família); Segmentação Psicográfica (classe social, etilo de vida, personalidade); 
Segmentação Por Conduta (conhecimento, atitudes, costumes); 
Segmentação Por Volume (pequenos, médios e grandes) Segmentação Por MIX de Marketing (mercados que respondem aos diferentes fatores de marketing, como preço, praça, propaganda ou tipo de produto). 

Devemos ter a visão que o mercado alvo é aquele que pode consumir o nosso produto
Para isso temos que definir Quem está Comprando? O que está Comprando? e Porque está Comprando?. 

Ao agrupar determinado alvo de clientes fica mais fácil saber o que buscam, pois todos tem suas necessidades em comum. È importante saber os seus hábitos e como vivem e em que lugar eles vivem (estado, cidade,bairro) e estilo de vida que levam. Todas essas questões servem para definir se esse determinado grupo de indivíduos poderá ser cliente da empresa, ou a empresa adaptará seu produto e todo o MIX de Marketing ao estilo de vida desses consumidores para assim atende-los. 





0 Comments

Postar um comentário

[b]

Copyright © 2010 ACERVO MARKETING All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.